terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Impressões: Contos de Dezembro/2015


Hoje venho trazer mais impressões sobre contos fantásticos escritos por autores brasileiros. Todos foram adquiridos na loja Kindle da Amazon.



O conto Um herói para Daniel me decepcionou. Já conhecia o trabalho da autora pelas histórias fantasiosas de Bhardo, publicadas de maneira independente na Amazon, e ela se tornou um nome constante nas minhas listas de recomendações de fantasia nacional, mas neste conto ela não acertou a mão. A escrita fica confusa muitas vezes por conta de frases mal elaboradas, tem mais erros de digitação do que se pode notar e deixar passar, e a própria estrutura do enredo é mal trabalhada. A história é bonita - fala sobre bullying e amadurecimento - e quase se salva por ser destinada ao público infantil, mas não convence. Elementos narrativos rígidos e apresentados sem qualquer introdução se unem a personagens rasos (Daniel e o bully se excluem) para formar uma história sem apelo e bastante amadora.



Lobo de rua é a primeira publicação de Jana P. Bianchi e sua estréia não poderia ser melhor. A novela surpreende pela habilidade na escrita, sendo impactante no roteiro e rica nas descrições, o que é percebido na ambientação da cidade de São Paulo - mas não só nela, sentimentos são facilmente evocados nas descrições pessoais e das situações narradas. A fantasia urbana não tem grande complexidade de enredo, mas essa falta abre espaço para o belíssimo trabalho de desenvolvimento de personagem; esse aspecto me levou à impressão de estar lendo um drama, muito mais que uma fantasia. A história de Tito e Raul funciona como um prólogo muito bem montado, mas também se encaixaria tranquilamente como um apêndice para o que, eu imagino, virá da Galeria Creta, pois Lobo de rua possui começo, meio e fim. Com ressalva a três ou quatro exageros que acabaram tirando efeito em suas frases, a qualidade da escrita é impecável, garantindo mais uma autora para minha lista de favoritos. Fervorosamente recomendado!




Por último, Ao som de uma canção de amor você sangrava. Nesse conto de Eduardo Kasse acompanhamos Diodoros, um vampiro grego hedonista e narcisista num diálogo de um lado só. Ele conversa com o personagem/leitor (por isso o "você" no título, muito sagaz!) e conta sua transformação em vampiro. A linguagem é de fácil assimilação, mas é evidente que não se construiu sem esforço, pelo requinte de vocabulário e detalhes apresentados; o trabalho de pesquisa do autor é quase palpável. As cenas, bem conduzidas, formam um enredo enxuto, agradável e com ares poéticos de grande impacto. Um conto incrível!





Um comentário:

  1. Muito obrigado pelas belas palavras sobre o meu conto. Fiquei bem feliz aqui!

    ResponderExcluir