quarta-feira, 5 de março de 2014

Desistências e novos começos

Logo após encerrar a leitura de Angústia do SK, já comecei março bem, abandonando um livro... É triste, mas estou falando de Eugênia Grandet, um clássico do famoso Honoré de Balzac. Fiquei muito relutante em largar este livro, pois me identifico muito com Balzac em termos de comportamento enquanto escritor (o que não é algo para se gabar, mas como diz uma amiga minha: FAZER O QUÊ...), e gostaria de poder adorar esse escritor do mesmo jeito que fiz quando conheci outro clássico, Dostoiévski. Mas a vida tem dessas! Comecei o livro, e sem sombra de dúvidas é muito bem esrito, mas 2 coisas me fizeram desistir: o estilo verborrágico e descritivo à enésima potência foi um motivo. Somado ao linguajar de época, esse fator pesou muito na minha decisão, e não é a primeira vez que isso acontece; até hoje não concluí Senhor dos Anéis e nem tenho a intenção de fazê-lo.

      

O segundo motivo é a estrutura que o autor criou para sua obra: os livros de Balzac formam um enorme conjunto de obras interligadas (não necessariamente no enredo, mas tematicamente), o que automaticamente ativa o alarme da preguiça no meu cérebro, um instrumento obscuro e inacessível que por volta e vez me avisa quando abrir mão de alguma coisa pela comodidade. Desse tipo de obra já me basta ONE PIECE, Balzac. Quem sabe um dia eu retorne a você, tenho sim esse desejo, mas falta a vontade de realizá-lo.

Assim sendo, a fila andou e minhas leituras agora são essas: Coletânea de histórias de Lovecraft, livro que estou lendo HÁ UM SEMESTRE OU MAIS; Horror em Gotas, coletânea de contos da Karen Alvares, escritora contemporânea e iniciante que acompanho faz um tempo. Tenho até que ver o jeito que vou fazer a resenha desse livro, pois já passei da metade e provavelmente não vou opinar sobre cada conto individualmente; e a minha aposta para autores independentes da vez, Olhos de Dragão - Coração de Fênix, livro da iniciante Márcia Albuq. Me fisgou pela sinopse, comecei ele ontem.

      

É isso, para fechar, deixo avisado que iniciei o Book Tour do meu livro O homem sem signo, aguardem novidades a respeito.







2 comentários:

  1. Que legal que está lendo meu livro, Daniel! Depois quero muito saber sua opinião (e sim são contos demais para falar individualmente! são 30 O.o rs)
    Gostei da sua lista! Eu também adquiri Olhos de Dragão!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Karen, pretendo terminar e resenhar Horror em Gotas em breve. Olhos de Dragão já estou na metade, o livro tem uns problemas graves, mas não são impeditivos, estou firme na leitura e logo postarei minha opinião aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir