sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Feliz ano novo! E algumas leituras.

Após um longo hiato, cá estou para desejar um bom 2014 a quem por aqui passar. E claro, sem delongas, vou falar de duas leituras que fiz nesse fim de ano, confiram a seguir.



O ebook de terror da vez foi o Branca dos mortos e os sete zumbis e outros contos macabros, do Fábio Yabu.


Bom, peguei este livro num momento de necessidade, queria algo rápido e com o tema terror, mas me decepcionei nos dois âmbitos. No "rápido" porque foi rápido DEMAIS. Para se ter uma ideia, a versão que peguei tinha na verdade apenas um conto, Os três lobinhos, e mesmo ele é colocado de forma a passar uma impressão errada. O conto inicia aos 60% do ebook!!! Confesso que me senti enganado de ver que mais da metade do ebook é de dedicatória, prefácio, ilustrações, etc. Mas OK, vamos considerar isso como um engano honesto. A história a queda dos deuses lobos, e como eles resolvem retomar a sua glória de outrora. Aí entra a minha decepção com a parte de 'terror', pois apesar de apresentar uma cena violenta, não é exatamente assustadora. A linguagem é fluída e a composição do texto é boa. Meu veredito é que Os três lobinhos é um bom conto, mas a forma que ele se coloca para o leitor, seja na temática do texto ou na parte editorial, gera uma expectativa para algo que não existe.

Antes de encerrar minha consideração, devo dizer que vi o nome do conto abaixo do título, mas não imaginei por isso que fosse só ele a estar no ebook. Para piorar a confusão, o link que me levou até a página de download mostrava a sinopse da coletânea, e não apenas do Os três lobinhos.

***


E finalmente lendo alguma coisa do fenômeno digital: Vanessa Bosso! O livro foi o Imortal, disponível na Kindle Store. A sinopse é curtinha, vejam aí:

Ele não é um vampiro, mas, acaba de completar 533 anos. A vontade de morrer é a única coisa que o mantém vivo. Até que alguém surge em sua vida… alguém capaz de mudar tudo. Deixe-se transportar para o Vale do Loire e descubra que o amor verdadeiro existe, independente do tempo e do espaço. Desvende os segredos por trás da imortalidade e deixe-se apaixonar por esse romance imortal.

Não sei bem como classificar: romance, ficção científica, fantasia... A história tem um pouco de cada. Mas isso não é importante, a história em si que é, e nesse caso terminei a leitura satisfeito. A autora tem uma escrita leve, bem contemporânea e rápida; isso percebi logo nas primeiras páginas e se manteve firme até o final. O plot, entretanto, me deixou receoso nos primeiros dois terços. A história começa com a apresentação de Nicolas, o imortal, e basicamente deixa o leitor a par de sua vida como um todo. 

Somos apresentados à busca pela máquina do tempo, e esse parece ser o grande motor que vai levar a história, mas de repente, a situação muda e a leitura se transforma num romance desencontrado entre Nicolas e Sofie, uma viajante que chega até a casa dele com o carro quebrado. OK, me senti meio sem foco, mas a escrita é tão tranquila que fui levando, mesmo sem saber qual seria a ideia central que o livro apresentaria como problema para ser solucionado. Acaba que o livro chega perto do final e não te apresenta isso, quase achei que o livro seria uma crônica sem rumo demasiadamente extensa. E no final, para minha surpresa, acontece uma reviravolta muito legal, que não te permite parar até ver o desfecho.

O livro é bom, a leitura é simples, mas a história demora para engrenar (talvez até mais que a maioria aguentaria). Recomendo para quem não está atrás de um livro denso ou muito entusiasmante. É algo que você pode ler entre uma ou outra leitura mais séria.

2 comentários:

  1. Pensei que "Branca de Neve e os Setes Zumbis" era bom, mas devo confessar que após esse seu comentário sobre o mesmo me senti meio desanimado pela leitura.
    E sobre o livro no meu blog "Os Dias do Cervo" não é capa dura, mas é bem bonita a capa, lembra muitas as ilustrações de livros de Dom Quixote.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom, como falei, a escrita do autor é interessante, e o texto é curto, vale a pena dar uma conferida sem compromisso.

    ResponderExcluir