sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Impressões: Guardians, Volume 2, de Luciane Rangel





Sinopse: Pouco a pouco, as verdades escondidas pela antiga geração de Guardiões vão sendo reveladas. Mas, quando o grupo atual parecia estar se organizando para finalmente lacrar a barreira, mais uma das sórdidas armadilhas de Kuro consegue, afinal, desestabilizar o grupo, pondo tudo a perder. Agora, os Guardiões encontram-se separados, com quatro deles – incluindo a antiga Guardiã Sofie Gautier – presos no Mundo Youkai. Portanto, mais do que nunca, o grupo que permaneceu na dimensão humana precisa unir suas forças para resgatar seus companheiros e finalmente lacrar a barreira. Porém, além dos acontecimentos que incidem contra eles, o tempo é curto e, se não correrem, logo poderá ser tarde demais. 

Todos lutam por aqueles em quem acreditam. E você? Está lutando por quem?


Bom, eu li o primeiro livro no kindle, e vocês podem ver minha opinião sobre ele AQUI. Devo esclarecer que minha avaliação agora não leva em consideração certos pontos negativos, como a restrição de público-alvo, pois na minha visão, quem não se importou com essas coisas no primeiro livro, também não se importará no segundo, COMO ACONTECEU COMIGO. Dito isto, devo informar que comecei a leitura bastante empolgado, e ávido para saber como ia continuar a história dos 12 guardiões criados pela Luciane, e infelizmente não terminei com a mesma empolgação do início. Vamos às considerações!

O que gostei:
-Diálogos em sua maioria divertidos, definitivamente são o ponto forte da autora
-Desenvolvimento dos personagens bastante visível, e mesmo sendo uma quantidade grande, não causa confusão no leitor
-Ilustrações bonitas
-Narrativa dinâmica, sempre alternando entre os vários personagens

O que não gostei:
-Utilização exacerbada, e na maioria das vezes desnecessária, de aspas
-Muitas explicações minuciosas sobre atitudes e pensamentos das personagens, algumas vezes até sendo repetitivas
-Descrições muitas vezes inexistentes. Admito que sou um leitor e escritor mais narrativo, mas sei que pelo menos um mínimo de descrição é necessária para uma boa cena. É um defeito que não me atrapalhou em nada, mas ainda sim, um defeito
-A autora se preocupou tanto em defender os direitos homossexuais que boa parte do livro teve um caráter quase de propaganda. O casal lésbico é retratado sempre, e talvez na maior parte do livro, como um casal perfeito, cheio de amor, paixão,virtudes e nenhum defeito, mas que vive a sina de sofrer pelo 'ambiente externo ao casal' que inevitavelmente se torna o agressor, se não conscientemente preconceituoso, através de alguma atitude duvidosa. SÉRIO. A autora tem a liberdade para mostrar sua vertente ideológica - como já havia feito com o tema no livro 1 da série - mas nesta obra ela forçou demais a barra, com algo totalmente irreal e enfadonho.

Considerações finais:
O livro segue a aventura num ritmo mais lento, focado mais no desenvolvimento de personagens (alguns mais que outros) e prepara o cenário para o desfecho. Um tanto previsível, e não tão bom quanto o primeiro, mas tem bons diálogos. Assim como o primeiro, recomendo para o público otaku, eles serão bem mais receptivos que os leitores de fora dessa cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário