quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Impressões: O Nevoeiro, de Stephen King

813214

The Mist (O mistério) conta a história de uma pequena família de uma cidadezinha americana, que passa por uma tempestade descomunal durante uma noite em sua casa próxima a um lago. Após o término da tempestade, surge uma misteriosa neblina branca que começa a se propagar pela cidade. Contar mais que isso poderia ser spoiler para os mais radicais.

Este foi o segundo livro do SK que li, e admito que foi por pura insistência, afinal o primeiro tinha sido o péssimo controverso O Pistoleiro. Indignado com a qualidade tão ruim do dito "mestre do terror", resolvi dar outra chance e peguei O Nevoeiro para ler. O que consegui foi um tremendo livro de suspense, digno da fama do escritor. Não é perfeito, tem algumas coisas que realmente não gostei, mas as partes assustadoras realmente compensaram e me fizeram dar uma nota máxima lá no skoob. 

Detalhe: O começo é bem tranquilo, mesmo a passagem da tempestade não me causou nenhuma empatia com a escrita, mas fui adiantando a leitura colocando músicas tenebrosas como background, o que caiu muito bem quando a história se joga para o lado do terror, e talvez isso tenha ajudado na atmosfera e influenciado minha nota máxima.

Tipo de música assustadora que coloquei de fundo


O que gostei:
-Escrita fluída, sem muita enrolação desnecessária
-Ótima dosagem entre suspense e terror, apesar de ter gostado mais do clima de tensão que precede o "susto"
-Coerência dos personagens e seus papéis na narrativa

O que não gostei:
-As personagens secundárias masculinas muitas vezes pareciam ser mais do mesmo, mudando apenas o nome, e admito que terminei o livro sem saber diferenciar alguns deles
-Inexatidão na descrição de algumas cenas, o que me fez ficar momentaneamente confuso sobre certos acontecimentos

Considerações finais:

Não sei dizer se este é um ótimo livro do King, mas sei que é um livro de terror/suspense muito bom, recomendo a quem não leu e admito que fiquei com vontade de ver o filme, descobri que já saiu em DVD. Espero que o filme de O LEVOEIRO seja tão bom quanto a leitura (será? hehe).



PS: Justificando meu post anterior com as leituras, digo que não expus minha opinião sobre O Pistoleiro e Cidade dos Ossos pois não gostei dos livros, e não quero perder tempo falando/escrevendo mal sobre alguma coisa. O idiota ainda estou lendo, é bem grandinho e até agora está muito bom. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário