sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Impressões: Guerra nos Nove Mundos, de Jaco Galtran



Sinopse:
"Os cavaleiros de Niflheim espalham terror por onde passam. Gigantes, orcs e toda a sorte de criaturas malignas multiplicam-se pelos Nove Mundos como pragas. Contando com a fé nos deuses antigos e no deus Balder, e guiados pela ímpeto aventureiro digno dos mais nobres heróis, não faltam aqueles que optam por viverem em defesa da justiça. O choque entre essas as duas forças gera constantes guerras nos Nove Mundos. Mas em algum lugar dos subterrâneos, um incomum grupo trava uma guerra ainda mais profunda e terrível: o confronto com seu passado. Uma batalha feroz contra suas fraquezas, medos e inseguranças. Uma jornada em busca de um propósito para suas existências, uma paz interior que talvez possa ser o único consolo em um mundo em que as guerras parecem não ter fim."

Guerra nos Nove Mundos é um conto de alta fantasia, que narra o isolamento de um elfo bardo numa gruta de uma cadeia montanhosa e os acontecimentos que decorrem neste local. Juntando-se a uma companheira elfa e um paladino desconhecido, eles exploram os meandros de algo que pode ameaçar toda a paz no mundo. Tanto as personagens quanto o teor e desenvolvimento da história mostram a grande influência dos RPGs de mesa, como a divisão de classes e raças.

O que gostei:
-O autor demonstra grande desenvoltura com as palavras e um vocabulário certeiro, características essenciais para a sucintez de um conto e que sinto falta em muitos autores contemporâneos, inclusive faltam neste que vos escreve.
-Habilidade em definir os personagens, especialmente psicologicamente. Novamente é um ponto a ser ainda mais exaltado quando se leva em conta o fato de ser um conto, muito mais curto e rápido que uma novela ou romance.
-Criatividade para criação dos nomes e do mundo em geral, mas devo ressalvar que não sou muito conhecedor do mundo dos RPG de mesa, então pode ser que já seja algo existente como as raças e classes derivadas dos jogos. Para mim, foi uma grata novidade.

O que não gostei:
-Não consigo pensar em algo que desaprovei na história. Apenas deixo claro que não vi uma grande ligação do conto com seu título. Faz mais sentido se pegarmos a ideia do título e, ao ler a sinopse, abstrair esta ideia e se preparar para algo novo e não necessariamente relacionado com a tal guerra ou com os nove mundos. 

Considerações finais:
Jaco Galtran está de parabéns, não foi a primeira coisa que li do autor e já esperava um texto de qualidade. Um conto muito bem escrito e que prende o leitor, especialmente quem tem afinidade por histórias de RPG e do gênero capa e espada. Apesar da história ser fechada e não deixar gancho para uma continuação, o leitor se vê no final desejoso por algo mais daquele mundo, querendo saber o que diabos acontece fora daquela cadeia de montanhas, e esta vontade provavelmente será saciada com O Legado de Lyraan, mais uma história do Jaco, passada no mesmo mundo.

O Legado de Lyraan pode ser adquirido na Amazon, e contém a versão revisada de Guerra nos Nove Mundos aqui no link: Amazon

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