sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O homem sem signo: uma jornada inesperada?

É com uma porção de orgulho e um tantinho de cansaço que escrevo este post. A razão do post? O homem sem signo voltou ao primeiro lugar de vendas na amazon entre os livros de ação e aventura. Foi o primeiro mês do livro e aconteceram altos e baixos, até porque a amazon tem um sistema eficiente e automático. O livro começava entre os 5 primeiros e no mesmo dia, já caía para o trigésimo lugar, uma verdadeira montanha russa. Na categoria fantasia, os primeiros lugares não chegam e nem espero que isso aconteça, pois já estão dominados inevitavelmente pelas Crônicas de Gelo e Fogo, e superá-los em venda não é uma meta minha, sou mais realista do que vocês pensam, rsrs. Enfim, vou explicar direitinho o motivo do orgulho e do cansaço.



O orgulho vem do meu sucesso como divulgador e propagandista - coisa que duvidava de mim mesmo e tomei como desafio pessoal - e claro, da recepção positiva dos leitores em relação ao livro. Um cara desconhecido que mal atualizava o blog, com pouca habilidade em desenho para fazer uma capa "de vender o livro" e sem grandes canais de divulgação, encarando o trabalho de desbravar o terreno de vender uma fantasia nacional e ainda por cima apenas em ebook ter bons resultados? Isso só pode significar uma coisa: eu sou foda! (hahaha, acharam que ia ficar no coitadismo o parágrafo inteiro? e onde estaria o orgulho?). Falando sério, estou muito contente com o resultado, e com os contatos que tenho feito graças à divulgação do livro. As pessoas que me ajudaram sabem do que estou falando, seja um post no blog, no twitter, ou até a criação da página do livro no skoob, sou muito agradecido a todos.

O cansaço vem principalmente da inexperiência e falta de visibilidade. As barreiras são grandes, e não falo de nenhuma novidade: fantasia nacional, preconceito com formato digital, falta de e-readers na mão de leitores, etc. Aos poucos vamos derrubando cada um desses obstáculos, mas a ajuda é sempre bem-vinda. A propaganda boca-a-boca é comprovadamente a mais eficaz e uma simples resenha na própria página do livro na amazon, ou um CURTIR já faz uma grande diferença.

Após este fim de semana, volto para as aulas da universidade e o meu empenho com a divulgação do livro vai acabar diminuindo, mas não vou desistir, porque já vi que há espaço para quem se esforça e a tendência é melhorar, pois já há uma conscientização melhor quanto aos e-readers, tanto de leitores quanto de editoras. Encerro essa postagem avisando que estou para montar um booktrailer para O homem sem signo, e voltando com a tradicional música de fim de postagem:


2 comentários:

  1. Não tem que desistir de nada, vai a luta. Quem luta sempre vence :)
    Beijoos
    brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a força, Bruna. Vou desistir não, peguei gosto da coisa, rsrs.

      Excluir