sábado, 29 de março de 2014

Impressões: Horror em gotas, de Karen Alvares

O texto de hoje é sobre um livro de contos, Horror em gotas, da Karen Alvares. Não é o primeiro trabalho da autora mencionado no blog, um tempo atrás li e postei minha opinião sobre Noites negras de natal, mais uma coletânea de contos de terror. Admito que não queria fazer esse post do jeito tradicional, enumerando os pontos positivos e negativos, até porque este ebook é muito diferente das outras coisas que li aqui. São MUITOS contos diferentes, com temas diversos e qualidade variável, obviamente. Sendo assim, vou deixar um comentário geral do ebook, sem apontar esse ou aquele conto em especial, e no fim, enumerarei os contos que achei bons, normais e ruins. Acho que vou fazer o mesmo quando finalmente terminar de ler a coletânea H. P. Lovecraft, que por sinal é bastante parecido com o livro do post de hoje. 






“Vou lhe contar uma história, mas você tem que prometer não contar a ninguém. Queime esses papéis.”

Horror em Gotas reúne 30 contos de terror, uma gota por dia, um pesadelo por noite, para que você sinta o horror desses personagens na própria pele. Tranque as portas. Apague as luzes. Não olhe para trás. O medo está à espreita e o seu tempo está acabando. Tique. Taque.

Horror em gotas é uma coletânea de contos de terror - gênero que parece ser a especialidade da autora - notável pela sua diversidade. Em meio aos 30 contos presentes, o leitor vai encontrar desde narrativas sobrenaturais e contos de dark fantasy a crônicas de suspense, o que eu achei bem coerente por parte da autora, que já tem seu nome em diversas publicações nesses gêneros. Ela sabe que é boa nisso e foca sua produção nesse público, uma atitude sábia, que implica crescimento e melhoria na escrita.

Uma coisa que percebi lendo Lovecraft, é que eu não me assusto com literatura de horror. Gosto da tensão, e observo mais a escrita e a criatividade no texto, que propriamente nos momentos de impacto, e para a minha felicidade, Horror em gotas tem uma boa quantidade de contos com essa pegada menos explícita e mais psicológica. Ao terminar o livro, o que senti é que a autora fez um bom trabalho, tanto na escrita quando na edição - um livro com tantos contos ficaria complicado de se ler no Kindle sem um índice ativo, e felizmente Horror em gotas tem um - e consegue entreter os entusiastas de terror, sejam eles adeptos à literatura visceral, tensão psicológica ou até os vidrados em tramas abstratas, confesso que simpatizo bastante com essas narrativas que exploram além da lógica e da racionalidade. Abaixo vou fazer a lista dos contos, com os que gostei em azul e os que não gostei em vermelho.


Dona aranha +++
Monstro +
O perfume da morte
A estrada
Focinho de porco
Até o fim +++
Tique taque
Céu de diamante
O filho maldito +++
A confissão ++
O sorriso +++

Azul
Na estrada da vida
Você é um demônio
O celular
Doze
Um homem sem rosto
Vermelho vivo e  morto
Experimental
Frequência infernal
A caixa mágica
No final do túnel
Sufocando
O silenciador
Homem três

Reino da morte - -
Game over
O túnel
Invisível (Gostei deste conto, mas não vi terror nele)
Grito sufocado - - -


Considerações finais: O livro, como toda coletânea, tem seus altos e baixos. E devo dizer que  há contos da Karen Alvares que são melhores que as leituras que fiz do Stephen King. Nos últimos meses li alguns livros dele, e sabendo que ela é fã do SK, devo dizer que essa massagem no ego foi merecida. Parabéns, Karen.




3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Daniel, nem sei o que dizer após ler essa resenha! Muito, muito obrigada! Fiquei imensamente feliz que tenha gostado do livro!
    E sim, eu adoro escrever horror, é meu gênero favorito, definitivamente. Mas eu também escrevo outras coisas, é bom a gente sair da nossa zona de conforto às vezes. =)

    ResponderExcluir